O que todo gateiro tem em comum além de adorar apertar uma patinha é colecionar curiosidades sobre gatos. Afinal, quanto mais amamos alguém, mais queremos conhecê-los!
Mas você já deve ter ouvido que gatos são solitários, independentes, que não gostam de companhia e não aceitam ordens! Bem, para alguns pode até ser verdade, mas todo gatinho tem sua personalidade e podem ser tão dengosos quanto um cachorro!
Entenda mais sobre o comportamento do seu pet com as seguintes curiosidades sobre gatos:
1. Curiosidades sobre gatos: por que eles ronronam?
Normalmente, escutamos o ronronar e sentimos sua vibração quando estamos fazendo carinho nos gatos. De acordo com Denise Pereira Bispo, comportamentalista de felinos, catsitter e adestradora em formação, "o som do famoso ronronar pode variar de gato para gato e acontece quando eles estão muito confortáveis em nossa presença".
Porém, uma das curiosidades sobre os gatos é que o ronronar nem sempre é sinal de conforto. Alguns estudos indicam que a dor e o medo também ativar o ronronar. "É importante verificar o contexto em que ocorre e prestar atenção aos gestos que o gatinho faz", alerta Denise.
2. Por que os gatos fazem "pãozinho"?
Da lista de curiosidades engraçadas sobre gatos, está o motivo por que eles fazem "pãozinho". Basicamente, o seu gato está se sentindo bem, mas as massagens atenciosas também têm outro significado.
A veterinária Kassia Vieira, autora do livro "Como criar um gato feliz" e mestre em saúde animal pela Universidade de Brasília, explica que quando os gatos fazem massagem com as patinhas, ou se enroscam em nossas pernas, estão liberando feromônios, "o que também é uma forma de marcação de território e de dizer: você é meu, estou aqui me esfregando em você", completa.
3. Gatos não podem ser veganos
Se você adotou o veganismo, ou ao menos vegetarianismo na sua vida, sabe que esse movimento vai além de parar de consumir carne. Talvez você ache uma boa ideia estender esse hábito para o felino. Porém, um gato saudável precisa consumir proteína de origem animal, ao contrário da gente que consegue substituir por outros alimentos.
Mitika Hagiwara, professora titular aposentada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP explica o porquê: "Enquanto nós tiramos energia do carboidrato, eles precisam da proteína. E se tiverem deficiência de determinado aminoácido, podem ter problemas graves como cegueira ou desenvolver uma doença que aumenta o tamanho do coração", alerta.
Afinal, existem limites no quanto podemos tratar o pet gente. Mas não se preocupe, as rações de boa qualidade contêm todos os nutrientes necessários para os gatos.
4. Água: uma história de amor e ódio
Você já deve ter ouvido falar que gatos odeiam água, mas também deve ter notado que felinos adoram subir na pia para beber água da torneira. Alguns até se molham e fazem uma festa. A explicação é simples: instinto. Na natureza, os felinos selvagens preferem água corrente a parada.
Porém, nem sempre água da torneira é boa para consumo. Existem bebedouros com filtro para os gatos se esbanjarem, que parecem mini fontes.
5. Gatos se guiam mais por cheiros que pelo gosto
Você sabia que os gatos possuem um olfato 14 vezes mais apurado que o nosso? Pra compensar, não ligam muito pro gosto das coisas. Isso deixaria a hora da sobremesa bem sem graça, né?
"Apesar de sentirem gostos, com exceção do doce, é através do olfato que eles verificam se a comida está fresca. É por isso que os gatos nem beliscam a comida que esteja com um cheirinho meio estranho", explica Kassia.
Mesmo assim, não é porque o gato está comendo alguma coisa que seja segura para ele. Algumas plantas são tóxicas para animais, mesmo que eles adorem beliscar.
6. Gatos são higiênicos por natureza?
Entre todas as curiosidades do gato, essa é a que as pessoas mais se confundem: os gatos não jogam areia ou enterram suas necessidades por causa de higiene. Mais uma vez, o verdadeiro motivo é instinto.
Mitika explica: "Até quando um filhote morre, eles enterram ou comem para não deixar rastro nenhum. Isso é um hábito que nasce com eles porque são presas e precisam esconder seu rastro. Você pode colocar um filhote recém-nascido e órfão na terra, que nunca viu a mãe fazer isso, ele vai cavar e enterrar suas necessidades".
Porém, algo comum de acontecer é de os gatos cavarem tanto que jogam areia para todos os lados. Isso acontece às vezes porque estão procurando uma área limpa. Nesse caso, é importante limpar a caixinha de areia com frequência. Para agilizar esse trabalho, o Granulado Sanitário Cafuné é feito de torrões mais firmes, que são fáceis e rápidos de limpar com a pazinha.
7. Os felinos são ótimos saltadores
O seu gatinho pode saltar alturas 5 vezes maior que ele, o que na prática significa que consegue alcançar prateleiras de até 2,5 metros. Isso deixa a missão de esconder os vasos de plantas um pouco mais complicado, né?
Porém, mesmo que eles saibam absorver o impacto da queda quando pulam grandes alturas, ainda podem se machucar.
"Gatos domésticos tendem a ser menos habilidosos e a chance de se machucarem é maior, podendo causar fratura. Por isso, é preciso instalar telas de proteção em todas as janelas dos apartamentos, independente do andar em que você mora para mantê-los sempre protegidos", alerta Amanda Santos, proprietária da Catitude, que presta serviços de petsitter especializada em gatos.
8. Caçadores solitários
Por último, na nossa lista de curiosidades: gatos não são antipáticos, apenas preferem caçar sozinhos. "Na natureza, o cachorro do mato busca uma caça em movimento e em local aberto. Por isso precisa da matilha: porque um corre, outro cerca a presa e todos trabalham em conjunto. E os gatos? O que eles comem? Ratos. Então, precisam estar sozinhos para caçar estes animais pequenos escondidos em tocas. Não precisam de outros para espantar suas presas", conta Mitika.
Mesmo que os gatos não vejam problemas em passar tanto tempo sozinhos, também gostam de um aconchego. Só os donos de gatos sabem como são carinhosos e leais, quando ganhamos sua confiança!
Agora que você conhece melhor os gatos, veja essa lista de curiosidades sobre os cachorros. Os peludos também são cheios de surpresa.